O COMMUNITY MANAGER E SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES
A pessoa responsável pelo gerenciamento de comunidades é chamada de Community Manager, ou apenas de CM, ela é responsável por construir e gerenciar a comunidade de uma marca ou empresa, cultivando um relacionamento harmonioso com todos os públicos que fazem parte dela. Sempre lembrando que uma comunidade é formada por pessoas, com características, experiências e propósitos parecidos.
A rotina de quem exerce a profissão costuma ser bem agitada, com pesquisas e criação de conteúdos para as plataformas, sempre buscando levar o que existe de mais relevante para sua comunidade. Além disso, seu dia a dia envolve agendamento de postagens e checagem das publicações, conhecimento sobre os gostos dos públicos, monitoramento do que acontece no seguimento e também atenção às novidades do mundo, para encontrar o melhor jeito de se comunicar naquele momento.
É bem comum a gente ouvir falar e compartilhar postagens de marcas engajadas com o que há de novo, não é mesmo? Principalmente quando se trata de memes ou assuntos que viralizam de um dia para o outro. E para gerar um bom alcance com as novidades, é importante conhecer muito bem os públicos da marca que você é responsável, para saber exatamente o tipo de conteúdo que irá funcionar ou não, além de, é claro, tomar cuidado para não perder o timing da publicação.
O gerenciamento é importante para as organizações
Como foi dito lá em cima, as mídias sociais são super importantes na hora de criar uma boa estratégia digital. Por isso, a presença de uma pessoa Community Manager é fundamental para que haja uma aproximação com os públicos. Assim, será possível transmitir mais conhecimentos sobre seus produtos, serviços e valores, para que a comunidade possa de fato se identificar com sua filosofia empresarial e abraçar a causa, gerando mais conversões, aumentando a confiança na marca e consolidando uma boa imagem da mesma no mercado.
Aqui na Mirum, toda a equipe de Community Managers trabalha em conjunto com várias áreas da agência para que tudo isso possa acontecer, planejando os conteúdos com a área de criação, entendendo as demandas com o time de atendimento, planejando as publicações com o pessoal de mídia e por aí vai.
O perfil de quem trabalha como Community Manager
Agora que já sabemos como é a área de Community Management, o que ela faz e qual o seu valor, chegou a hora de falar das principais características que você precisa ter para entrar na equipe:
- Boa comunicação: essa é a característica mais importante. Para que a comunidade se dê bem, é preciso trabalhar na interação entre os membros, com uma comunicação agradável e eficaz;
- Versatilidade: por ser formada por pessoas, uma comunidade pode passar por bons e maus momentos, e é nessa hora que você precisaestar à disposição paraas mudanças, se adaptando ao novo cenário e controlando as crises que possam vir a existir;
- Controle emocional: não vamos esquecer que, acima de tudo,quemestá na vaga de CM é um ser humano, com opiniões e gostos próprios e que vai estar constantemente exposto a influências e opiniões de todos os tipos, inclusive desagradáveis. Apesar disso, é muito importante que suas emoções pessoais não interfiram nos acontecimentos do trabalho;
- Criatividade: tanto o mundo quanto as pessoas, estão sempre em transformação, por isso a criatividade é uma das características mais importantes aqui. É necessário estar sempre se renovando e encontrando novos modos de alcançar os públicos, sem parecer uma atitude forçada ou ultrapassada;
- Proatividade: essa característica está diretamente ligada à criatividade, uma vez que, depois de pensar em novas abordagens, será necessário colocá-las em prática, monitorando o que dá certo ou não para estar sempre melhorando;
- Planejamento: é claro que, de vez em quando,vocêprecisará improvisar, principalmente em situações inesperadas. Mas, no dia a dia, é necessário ter um bom planejamento do conteúdo, escolhendo o melhor momento para cada ação e conduzindo a comunidade de uma forma que a faça dar mais atenção à marca.
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